quarta-feira, maio 31, 2006

As novas ideias para o ensino

Retirado do blog "marcohoje" e que contêm umas ideias interessantes sobre a participação dos pais na avaliação dos professores.
Há já uns anitos, estava a minha filha a frequentar talvez o 2º ou 3ª ano do ensino básico num conhecido colégio do Porto. Numa noite qualquer, vi-a com dificuldades para resolver um qualquer problema dos trabalhos de casa e decidi ajudar. Já não me recordo o que era. Só que eu também não consegui resolver e fiquei com dúvidas que alguém conseguisse. Para sossegar a criança e para tentar chamar a atenção da professora, decidi incluir no caderno uma nota que dizia: «Srª Professora: com o devido respeito de quem não percebe nada de ensino, creio que este exercício não tem solução. Com os melhores cumprimentos».
Dias depois, a professora interpelou a mãe da minha filha para lhe dizer: «Não gostei nada que o seu marido me tenha mandado um recado a dizer que eu não percebo nada de ensino!». A mãe ficou, obviamente, perplexa. Porque tinha lido o bilhete sabia que eu não tinha dito o que a professora percebeu. E explicou-lhe o sentido. E a professora percebeu.
Tenho dúvidas que um professor que não percebeu o sentido de uma tão clara mensagem, possa ter muito que ensinar. Mas, ainda assim, para mim os professores têm (quase)sempre razão. Daí que quando vou àquelas intermináveis reuniões de pais, fique calado, a tentar aprender alguma coisa, enquanto outro pais fazem longas dissertações de ciência sobre a teoria geral do ensino e outras coisas mais básicas, mas sempre intermináveis. Numa quase disputa para quererem demonstrar que eu sei mais do que tu sobre este assunto.

Tudo isto vem a propósito da anunciada medida governamental que pretende colocar os pais e encarregados de educação a fazer avaliações dos professores. Com o devido respeito de quem não percebe nada de ensino, parece-me uma ideia estapafúrdia. Duvido que a generalidade dos pais tenha, a não ser em casos extremos - que os responsáveis escolares serão os primeiros a levar em linha de conta - capacidade ou distanciamento para a tarefa.

terça-feira, maio 30, 2006

Lenda de D. Ramiro II, Rei das Astúrias e de Leão


História muito gira..ainda por cima escrita em português arcaico ....
"D. Ramiro II, Rei das Astúrias e de Leão, que reinou desde o anno de Christo de 931 até o de 950, n'uma excurção que fez de Vizeu, onde então residia, por terras de moiros, viu e enamorou-se da famosa Zahara, irmã de Alboazar, rei moiro, ou alcaide do castello de Gaia sobre o rio Douro.
Recolheu-se D. Ramiro a Vizeu com o coração tão captivo, e a razão tão perdida, que sem respeito aos laços, que o uniam a sua esposa D. Urraca, ou como outros lhe chamam D. Gaia, premeditou e executou o rapto de Zahara.
Enquanto o esposo infiel se esquecia de Deus e do mundo nos braços da moira gentil n'um palácio à beira mar, o vingativo irmão de Zahara, trocando affronta por affronta, veio de cilada, protegido pela escuridão de uma noite, assaltar e roubar nos seus próprios paços a rainha D. Gaia.
A injúria vibra n'alma de Ramiro o ciúme e o desejo de vingança.
O ultrajado monarcha vôa à cidade de Vizeu, escolhe os mais valentes d'entre os seus mais aguerridos soldados, e la vae á suaa frente caminho do Douro.
Chegando à vista do castello d'Alboazar, deixa a sua cohorte occulta n'um pinhal, e disfarçado em trajes de peregrino, dirige-se ao castello, e por meio de um anel, que faz chegar às mãos de D. Gaia lhe annuncia a sua vinda.
O peregrino é introduzido immediatamente à presença da rainha, que fica a sós com elle. Alboazar tinha ido para a caça. D. Ramiro atira para longe de si as vestes e as barbas, que o desfiguravam, e corre a abraçar a esposa. Esta porém repelle-o indignada, e lança-lhe em rosto a sua traição.
No meio de um vivo diálogo de desculpas de uma parte, e de recriminações da outra, volta da caçada Alboazar. D. ramiro não pode fugir. Já se sentem na proxima sala os passos do moiro. A rainha, parecendo serenar-se, occulta o marido n'um armário, que na camara havia.
Mas apenas entrou Alboazar, ou fosse vencida d'amor por elle, ou cheia d'odio para com o esposo pela fé trahida, abre de par em par as portas do armário, e pede vingança ao moiro contra o christão traidor.
D'ahi a pouco era levado el-rei D. Ramiro a justiçar sobre as ameias do castello. Chegado ao logar de execução pediu o infeliz, que lhe fosse permittido antes de morrer despedir-se dos sons accordes da sua bozina. Sendo-lhe concedida esta derradeira graça, D. Ramiro empunha o instrumento, e toca por tres vezes com todas as suas forças.
Era este o signal ajustado com os seus soldados, escondidos no proximo pinhal, para que, ouvindo-o, lhe acudissem apressadamente.
Portanto n'um volver d'olhos foi o castello cercado, combatido, tomado, e depois incendiado. A desprevenida guarnição foi passada ao fio da espada, e Alboazar teve a morte dos valentes: expirou combatendo. E D. Gaia, como ao passar o Douro para a margem opposta, se lastimasse e mostrasse dôr, vendo abrasar-se o castel'o, foi victima também do ciume de D. Ramiro que cego d'ira a fez debruçar sobre a borda do barco, cortando-lhe a cabeça de um golpe d'espada.
Á fortaleza em ruínas ficou o povo chamando o castello de Gaia, à margem do rio, onde aportou o barco de D. Ramiro, deu-lhe o nome de Miragaia, em memória d'aquele fatal mirar da misera rainha ".
Esta é pois a lenda que se presume ter dado origem ao Brasão de Viseu.
Temos assim que o Castelo representa o de Alboazar, o tocador de corneta, o rei D. Ramiro e a árvore, o bosque em que se esconderam os habitantes de Viseu.
Lenda ou fábula ela representa uma forma de interpretação e porque carregada de antiguidade merece bem que se respeite como tal.
Mas fazendo fé em Vilhena Barbosa, nem tudo será hipotético porque " D. Ramiro II roubou a moira Zahara, irmã ou filha d'Alboazar, a qual se fez christã, tomando no baptismo o nome de Artida ou Artiga.
Repudiando a rainha D. Urraca, casou segundo uns, ou viveu amancebado segundo outros, com Zahara de quem teve um filho, chamado D. Alboazar Ramires que foi o primeiro fundador do Mosteiro de Santo Thirso ".

sexta-feira, maio 26, 2006

Instantes

"Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito... relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido, na verdade bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico.

Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos lentilha, teria mais problemas reais e
menos problemas imaginários.

Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da vida; claro que tive momentos de alegria.

Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.
Porque, se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos, não percas o agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro e uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas; se voltasse a viver viajaria mais leve.

Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças,
se tivesse outra vez uma vida pela frente.

Mas, já viram, tenho 85 anos e sei que estou morrendo..."



Jorge Luiz Borges, (1899 -1986), escritor argentino

quarta-feira, maio 24, 2006

Teste de biologia - um verdadeiro tratado académico


Esta foi a resposta dada por um aluno num teste de biologia....Melhor era impossível....lol


Pergunta
Os fungos são bastante úteis, mas também são muitas vezes nocivos aos interesses humanos. Cite e justifique dois aspectos positivos e negativos sobre a importância dos fungos?

R -
Os fungos são realmente bastante nocivos aos interesses humanos.
Fungando uma pessoa pode estar inalando milhões e milhões de vírus e bactérias do ambiente que se respira.
Mas há também a utilidade, uma boa fungada pode efectivamente retirar aquele catarro preso na garganta, sendo que quanto maior o som emitido pela fungada maior é a sua eficiência e precisão na retirada da aquela substancia indesejada.
Há quem diga que fungar é porcaria, mas pesquisas cientificas revelam que além de serem métodos eficientes, as fungadas fazem parte do dia a dia de pessoas em todo mundo .
É como diz a famosa frase "quem nunca deu uma fungada que atire a primeira pedra"

segunda-feira, maio 22, 2006

Alentejo

Este fim de semana voltou a acontecer um momento que se tem repetido ciclicamente desde a alguns anotes ... fiquei um ano mais velho ... LOL
Este seria mais um aniversário se não tivesse ocorrido uma "boa" anormalidade. Aproveitei para passa-lo na companhia de uma pessoa com a qual há já muito não os festejava, mas que para sorte minha um dia conheci, quem consegue aguentar as minhas parvoices, alegrias e tristezas ... obrigado maninha, amigos como tu não exitem :- ) :-)
num sitio que se me tivessem perguntado a algum tempo não seria uma das minhas primeiras escolhas ... mas que de cada vez que lá vou, me surpreende mais .. o Baixo Alentejo
Talvez porque estou habituado ao relevo do Norte ..talvez porque sempre gostei de olhar o infinito ... vou-me apaixonando pela diversidade que se pode encontrar na planície alentejana... enfim ADOREI!!!!
Sempre gostei de ir conhecendo este nosso Portugal ... e a cada pequeno recanto que vou, quer seja no Norte, Beiras, Algarve ou agora este Alentejo ... me faz gostar mais dele ... e afirmar Vale a pena conhecer Portugal !!!! ...

Vou deixar algumas das imagens que mais me marcaram este fim de semana:

quinta-feira, maio 18, 2006

Anjos


Retirei este poema de um livro escrito por um romancista galego pouco conhecido ... mas que foi uma agradável surpresa e um livros que mais gostei nos ultimos tempos "Anjos em tempo de chuva"...
ANJOS

Nunca acreditei em deuses
E agora creio em anjos

Anjos que não usam relógio
Anjos que não medem o tempo
Anjos que não têm pressa
Anjos que não vivem no céu

Nunca acreditei em Deus
Mas sim creio em Anjos

Anjos que bebem cerveja
Anjos que bailam de noite
Anjos que cantam baixinho
Anjos que viajam de carro

Nunca acreditei no teu Deus
Mas sim creio em ti, meu Anjo.


Miguel Vásquez Freire

ufa... que mês de loucos!!!!

Este mês infelizmente nem tempo tenho tido para colocar novos post... tem sido um mês de loucos ... mas acho que finalmente as coisas estão acalmar ... brevemente vou retomar os post ....

sábado, maio 06, 2006

Mesmo Vadios têm DIREITOS!!!!


O MAU I
Esta noite assisti a uma das coisas mais cruéis que se podem fazer a animais... Aconteceu na cidade do Marco como poderia ter acontecido em qualquer outro local deste nosso mundo por vezes, alias muitas vezes injusto.
Uma pessoa, se é que se poderá chamar pessoa a um ser ignobil que por não gostar de animais, por achar incomodo que circulem na via pública animais abandonados decide lançar nos jardins públicos da cidade bocados de comida com veneno (vulgo estrictinina).
Deste acto estúpido infelizmente dois cães acabaram por morrer a frente de todos e outros dois que não ingeriram tanta quantidade arrastavam-se pelo chão em convulsões numa lenta agonía.
Já tinha ouvido falar que tinham envenenado animais antes, que para algumas pessoas era um acto normal, mas ver a agonia dos animais, ver o sofrimento deles é qualquer coisa de revoltante.
E este acto selvagem poderá afectar qualquer pessoa, já que abandonando um bocado de "comida" envenenado, este tanto poderá matar um animal vadio, como um cão/gato com dono que teve o azar de ir passear para um jardim público, ou mesmo poderá atingir uma criança que por distração ou brincadeira tocou ou levou a boca esse mesmo bocado.
O MAU II
A atitude de certas pessoas que pelo seu estatuto deveriam ser as primeiras a acorrer a estas situações, refiro-me ao veterinário municipal, o qual quando foi chamado para acorrer a esta emergência, pura e simplesmente se descartou e disse que não eram horas para o incomodar.
Pessoas assim que pura e simplesmente vivem de um "tacho" que se dizem amigos dos animais e que escolheram essa profissão por amor a estes ... mas que no momento em que é necessário e porque ocorreu fora do horário normal de trabalho pura e simplesmente se demitem das suas responsabilidades enquanto cidadão e representante de uma comunidade.
O BOM I
Uma geração dita "rasca", um grupo de miúdos que muitas vezes são considerados do pior que há, só porque usam piercings, calças largas, cabelos diferentes ... são logo catalogados e rotulados de tudo... mas foram estes os primeiros a acorrer, foram estes que nos avisaram do que estava a acontecer, que ligaram a veterinários e que tentaram salvar os animais.
Foram eles que quando lhes pedimos... quer fosse para nos ajudar a segurar nos animais ou simplesmente para procurar outros bocados de comida envenenada que estivessem por ali....
estes que verdadeiramente sofreram com a agonia deles.
O BOM II
Uma veterinária, que esta sim sem "tachos" e porque gosta mesmo dos animais deixou um jantar com amigos em Penafiel a cerca de 25 km para vir ajudar os animais, que se prontificou a tentar salvar os animais... felizmente a dois deles conseguiu injectar antibióticos e anular o efeito da estrictinina, ainda a esta hora deve estar junto deles e durante 24/48 terá de manter este tratamento até o organismo dos animais dissolver completamente o veneno.
Perdeu um jantar, vai perder um fim de semana ... mas demonstrou que mesmo animais abandonados merecem uma vida e no mínimo caso isso não seja possível... uma morte digna.
O BOM III
A atitude de um vereador da Câmara Municipal, que poderia ficar numa conferencia que estava a decorrer num auditório junto do jardim, mas que largou o "facil" para vir cá para fora ajudar, ligar o sistema de rega automático dos jardins para com a agua tentar minorar os efeitos nocivos que o veneno que ainda poderia estar por ai, certamente criaria a outros animais...
Alias conhecendo-o como o conheço outra coisa não seria de esperar...

Dois cães tiveram sorte, infelizmente outros dois não tiveram tanta sorte, mas mesmo assim Ainda Acredito!!!! que existem pessoas de bom coração, que nem tudo esta perdido ... que apesar de algumas abeculas teimarem em fazer actos destes, de outras não fazerem nada e assobiarem para o lado... ainda existe um grupo grande de pessoas que ajuda e luta, que acredita que é possível!!!!
No caso de se depararem com uma situação deste género, a estrictinina é um veneno que actua de forma fulminante, se um animal estiver com espasmos mais de 10 minutos normalmente significa que não ingeriu a quantidade suficiente para morrer, pelo que estará em sofrimento até receber ajuda ou até ser derrotado pela dor e cansaço mas que poderá significar longas horas de agonia.
Assim rapidamente liguem para um veterinário que saberá como agir e pensem que ainda há uma hipótese de salvar o animal.

quinta-feira, maio 04, 2006

A Viagem

Hoje só me apetece contemplar a viagem ..... :)



terça-feira, maio 02, 2006

Sonho!!!

Sim, o sonho! Sim, a quimera! Sim, a ilusão! Sem os sonhos, sem as quimeras, sem as ilusões, a vida não tem sentido e não oferece interesse. A utopia é o principio de todo progresso. Sem as utopias de outrora, os homens viveriam ainda miseráveis e nus nas cavernas. Foram os utopistas que traçaram as linhas da primeira cidade... Dos sonhos generosos, nascem as realidades benéficas...